Workshop: Crime Patológico no Tribunal do Júri em Campina Grande, PB

0

O Tribunal do Júri tem a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. No entanto, existe grande dificuldade na compreensão da motivação do crime e, se esse é patológico ou não. Associar crimes de homicídio à doença mental é uma reação quase que imediata de muitos profissionais da área e do público em geral. O objetivo deste Workshop é demonstrar o que a responsabilidade criminal frente crimes de natureza cruel e que confundem, na maioria das vezes, nossa percepção técnica do que é normal e doentio.

O Workshop terá a participação do Psicólogo Criminal Christian Costa, que nos últimos 15 anos de sua atuação na área Forense, desenvolveu a avaliação do grau de maturidade criminal (AMACRI), como recurso dentro da criminologia, para entender a motivação e o ato criminal.

Haverá a ilustre presença também, do Promotor de Justiça Rogerio Zagalo, que ficou nacionalmente conhecido, por atuar no Caso Gil Rugai.

Saiba mais na página do evento.

About Author

Christian Costa

O Professor Christian Costa atua na área criminal há 15 anos. Procura relacionar ciência e prática na compreensão e intervenção de atos violentos e criminosos. Tem formação acadêmica em Filosofia e Psicologia, com Especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva de São Paulo e Mestrado na área de Psiquiatria Forense. Desenvolve atualmente Tese para compreensão da formação da Maturidade Criminal em criminosos sexuais. Foi psicólogo responsável pelo setor de psicologia forense do Presídio da Polícia Militar de São Paulo de 2004 a 2012 e Colaborador do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça de 2006 a 2008. É Diretor do Centro de Estudos do Comportamento Criminal-CECCRIM e consultor e palestrante em eventos científicos em todo o território nacional. Atualmente desenvolve pesquisa para estabelecer a relação do comportamento com evidências em cenas de crimes violentos, buscando relacionar indicadores comportamentais, bem como, estabelecer perfis comportamentais destas cenas de crime. É autor dos livros Psicopatas: Quem são? E Se o Mal Tivesse um Nome.